Mapeamento do Estilo de Aprendizagem na Agroindústria de Carne Bovina em Goiás
O mercado mundial está, cada vez mais, passando por um processo de desenvolvimento e mudanças, assim como as relações de trabalho que deixou de ser através do autoritarismo, tornando-se um processo de parceria. Todas essas mudanças conceituais formam a nova teoria da administração, pautada nas concepções do conhecimento e da aprendizagem. A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional são os maiores desafios e geradores de diferenciais competitivo.
A evolução das organizações trouxe ao mundo corporativo a necessidade de se aperfeiçoar. A competição gera a necessidade da empresa se conhecer, conhecimento que, por sua vez, só pode ser adquirido através do aprendizado. Formas didáticas de estudar a aprendizagem organizacional surgiram e uma delas é a ferramenta de apoio denominada Mapeamento do Estilo de Aprendizagem.
A teoria da administração passa por constantes mudanças. Da teoria clássica até a teoria contigencial muitas alterações ocorreram. O homem foi tratado devárias formas nas organizações, sendo considerado máquina, um ser não pensante. Asrelações de trabalho passaram por um processo evolutivo, formando assim, os direitos dos trabalhadores. A relação deixou de ser através do autoritarismo, tornando-se um processo de parceria. Todas essas mudanças conceituais formam a nova teoria da administração, pautada nas concepções do conhecimento e da aprendizagem.
A evolução das organizações trouxe ao mundo corporativo a necessidade de se aperfeiçoar.
Na década de 50, alguns autores começaram a rascunhar alguns ensaios sobre a aprendizagem organizacional. No início da década de 90 esta nova concepção da administração é desenvolvida com grandes autores: Huber, Weick, Nonaka e outros destacando-se.
A visão da aprendizagem organizacional é implantada em todo o mundo,concretizando assim, a necessidade de se ter um grupo de trabalho coeso e participante. A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional são os maiores desafios egeradores de diferenciais competitivos. A competição gera a necessidade da empresa se conhecer. Este, por sua vez, deve ser adquirido através do aprendizado. O conhecimento, até então intrínseco ao indivíduo, passa a ser considerado para toda a organização. A forma de desenvolvê-lo é o grande desafio, pois concepções da educação começam a ser incorporados nos sistemas organizacionais. O processo que gera o conhecimento, que passa pela aprendizagem, torna-se objeto de estudo dos teóricos da administração.
Tais teorias envolvem os vários segmentos do setor produtivo, alguns desenvolvem mais rapidamente e outros tardam na aceitação e implantação. Não pode deixar de considerar que as teorias da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional estão em amplo desenvolvimento e implantação nas organizações brasileiras.
Segmentos, como as agroindústrias, estão no processo de descoberta dessas teorias.
Formas didáticas de estudar a aprendizagem organizacional surgiram e uma delas é a ferramenta de apoio denominada Mapeamento do Estilode Aprendizagem.
Vários autores desenvolveram modelos de estilos de aprendizagem, lembrando, que estilo de aprendizagem, de acordo com Felder-Silverman (1988) é a forma com o o indivíduo interage com o mundo para desenvolver a capacidade cognitiva, é a maneira de compreender e de desenvolver o intelecto. Cada indivíduo possui o seu estilo e a singularidade possibilita a formação do caráter. Estudiosos começaram a aglomerar características dos indivíduos e a formar mapas dos estilos, que permitem estudar grupos com estilos semelhantes.
Os mapeamentos de estilos de aprendizagem foram utilizados inicialmente nos estudosem escolas e universidades (Felder-Silverman, 1998). No mundo coorporativo estes estudos são iniciais, Boyatziz e Kolb (1995) escreve um artigo onde é feito uma comparação entre os estilos de aprendizagem e o perfil profissional, mostrando assim, que a execução das funções dependem de um estilo de aprendizagem adequado como cargo.
Com este cenário, esta artigo busca mapear os estilos de aprendizagem das funçõesgerenciais e administrativas das agroindústrias de carne bovina no estado de Goiás, tendo em vista o desenvolvimento do setor e sua importância no mercado brasileiro, principalmente para o equilíbrio e superávit da balança comercial.
O segmento é formado por grandes empresas oriundas de fortes grupos produtores eda indústria alimentícia. A presença de pequenas indústrias é marcante para atender asdemandas locais. A profissionalização e a necessidade de desenvolver o segmento é evidente devido à competitividade mundial e aos constantes ajustes promovidos pela Organização Mundial do Comércio.
Como o assunto abordado é recente, foi importante a aplicação de técnicas específicas que auxiliassem no desenvolvimento deste artigo. Assim, foi utilizada a técnica demapeamento dos estilos de aprendizagem desenvolvida por Feldman-Silverman, a qual propõe quatro dimensões para classificar os estilos dos indivíduos. Ao mapear, foi viabilizada a análise da aprendizagem na agroindústria de carne bovina e, consequentemente, a visão deste segmento frente às inovações teóricas da administração.
Para que fosse desenvolvido um trabalho que abrangesse o assunto ora proposto o tema definido foi: Mapeamento do Estilo de Aprendizagem da Agroindústria de Carne Bovina em Goiás. A problemática que permeou este tema refere às pessoas que estão atuando em cargos nas agroindústrias de carne bovina estão dentro dos perfis desejados para o desempenho das funções a eles atribuídas. As organizações necessitam saber se as pessoas contratadas estão no lugar adequado, exercendo as atividades certas; mas para isso, torna-se necessário que os estilos das pessoas sejam coerentes com as atividades desenvolvidas, conforme afirma Boyatziz e Kolb (1995). Há que se ressaltar que não existe estilo certo ou errado, no máximo, os estilos tendem a ser consistentes com os cargos exercidos, ou não.
No Brasil, os mapeamentos de estilos de aprendizagem estudados tratam de análise da área educacional. Alguns trabalhos na área empresarial foram encontrados nos EstadosUnidos, onde estão os principais autores deste assunto, em especial, Felder e Silverman que desenvolveram a técnica aqui aplicada.
O desenvolvimento do segmento da agroindústria de carne bovina possibilitando assim, o crescimento regional e nacional e impedindo a descaracterização da produção nacional e ajustando as pessoas certas nos lugares certos formam a base da justificativa deste artigo.

© 2015 por Projeto SIENA 15 - criado com Wix.com
Tel 011-9. 7581.7116 - Email: projetosiena15@gmail.com