



O ato de educar, nessa concepção, não é nada além do que o processo de conhecer, de proporcionar ao educando a possibilidade de construir suas formas e meios de Ler o Mundo que o cerca. A forma com que lemos o mundo nos fornece os meios para poder transformá-lo; e é por isso que a educação é tão importante para corrigirmos graves problemas que nos assolam constantemente. Se o ato de aprender não mudar o olhar do educando sobre o mundo, logo a sua ação nesse mundo, de nada foi válido o processo empreendido em sala de aula.
Como diria Rubem Alves, "a primeira tarefa da educação é ensinar a VER aquilo que nunca se viu ou da forma como nunca se viu".
Pessoas diferentes exigem métodos diferentes de aprendizagem
Crescer e se desenvolver não significa simplesmente acumular mais conhecimento. Estamos falando aqui de crescimento e desenvolvimento no sentido de evolução, ou seja, de mudança, e mudança pressupõe autoconhecimento. Esse é o ponto fundamental para esta caminhada que começa agora (ou já começou há alguns anos) e nunca acaba.

O grande desafio das Instituições de Ensino e Professores

é identificar e manter o equilibrio entre o “estilo de aprender” e o “jeito de ensinar” diminuindo os desencontros entre alunos e professores, considerado um dos fatores responsáveis pela baixa motivação em ambas as partes, pelo baixo desempenho acadêmico, por um nível de aprendizado muito aquém do esperado e, consequentemente pela evasão escolar e pela, não incomum decisão dos pais de mudar seus filhos de escola, na expectativa de uma solução para os problemas evidenciados.
A compreensão das múltiplas formas de aprender e de interagir, bem como os reflexos deste fenômeno sobre a sala de aula, relacio-namentos e o efetivo alcance da missão das instituições , vem instigando muitos estudiosos a investigar e propor alternativas para otimizar experiências orientadas pela e para a aprendizagem.
Projeto SIENA Sistema Integrado Ensino-Aprendizagem

O Projeto SIENA propõe alternativas para, em parceria com a Instituição de Ensino, desenhar caminhos para um novo aprender, apoiado em uma ferramenta que estabelece padrões diferenciados para o mapeamento:
- Estilos de Atuação em Condições Favoráveis
e Desfavoráveis
- Estilos de Ensino-Aprendizagem
- Estilo de Administraçao do Tempo
- Tendências e afinidades com Carreiras e Profissões.
A abordagem integrada dessas dimensões possibilita a geração Diagnósticos Individuais para Alunos, Docentes, Coordenação e Relató- rios Consolidados de Apoio a Gestão Alunos , Docentes, Classe, etc, que contribuem para o desenvolvimento de estratégias e técnicas de ensino capazes de maximizar a sinergia no processo Ensino-Aprendizagem.
E você? quando esta aprendendo um assunto

- Capta melhor as coisas vê ou as informações ouve ou lê ?
- Sente maior facilidade
para aprender através de
teorias já constatadas ou
de novas abordagens que
desafiem sua imaginação ?
- Precisa experimentar para
ver como funciona ou anali-
sar e comparar antes de
experimentar ?
- Prefere caminhos lógicos
para a resolução de proble-
mas ou procura novas al-
ternativas para resolvê-los ?
Dimensões da Aprendizagem
Esclarecimentos à cerca de nosso percurso metodológico

Apesar de não ser um tema novo, a discussão sobre os Estilos de Aprendizagem tem ganhado destaque na área educacional. Há um grupo de autores que assegura que conhecer estilos de atuação e preferencias individuais corresponde ao primeiro passo para se desenvolver estra-tégias de Ensino-Aprendizagem condizentes com a preferência da maneira de aprender e flexíveis no sentido de possibilitar a ampliação dos repertórios em direção aos estilos menos utilizados por parte dos Alunos e, também dos Professores.
Frente à diversidade de modelos destinados ao mapeamento de estilos de aprendizagem, fez-se opção pelo modelo elaborado por Felder e Soloman (2004) – ILS- Index of Learning Style, um reconhecido instrumento que apresenta uma abordagem de fácil compreensão, elaborado com base em observações no ambiente escolar e direcionado para a identificação dos Estilos de Aprendizagem através das preferências individuais quanto à forma de Captar, Perceber, Processar e Organizar as informações e conteúdos.
Contribuições para as Instituições de Ensino, Corpo Docente e Alunos

- autoconhecimento e identificação de aspectos positivos e limitações na dinâmica de classe;
- aperfeiçoamento das práticas pedagógicas;
- proposição de intervenções em caráter corretivo e preventivo;
- potencialização dos estilos de acordo com circunstâncias, contextos e situações, contribuindo para a ampliação do repertório de estratégias de ensino-aprendizagem, habilitando professores e alunos a lidar com diferentes preferências e estilos;
- disponibilização de referências impor-tantes para a (re)qualificação das ações do professor;
- melhoria da qualidade dos relacio-namentos, autoestima e consequentemente, do desempenho acadêmico;
- ampliação da forma de conceber as metas e os resultados educacionais;
- experimentação de um processo de ensino-aprendizagem mais equilibrado e orientado para o desenvolvimento de habilidades e competências complementares, que tornam a formação mais eficaz e duradoura.

As diferentes maneiras de Captar, Perceber, Processar e Organizar dados, informações e conteúdos são potencializadas pelas suas prefe-rências e estilos de atuação e administração do tempo dominantes, impli-cando em diferentes padrões de aprendizagem e de relacionamento com as pessoas, resultando em maior ou menor grau de dificuldade, que varia de acordo com o perfil e o grau de afinidade com as pessoas com que está interagindo.

SIENA - Sistema Integrado

Para conhecer os tipos de Diagnósticos Individuais e Relatórios de Apoio a Gestão acesse:
Notícias & Vídeos
Confira a lista de obras obrigatórias da Fuvest 2016
Capitães da Areia: Romance expressa ideal político
Publicado em 1937, Capitães da Areia é o sexto romance de Jorge Amado, um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros do século 20. No prefácio ao livro, escreve o romancista que, com essa obra, encerra o ciclo de "os romances da Bahia".
22 de maio de 2015
Vestibulandos driblam ansiedade a poucos meses das provas, veja como
A poucos meses do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os estudantes afirmam que essa fase é mais estressante e, por isso, tentam relaxar. Os professores costumam chamar esse período de setembrite, doença de setembro, porque as provas estão se aproximando e a tensão nas escolas costuma aumentar Junior Lago/UOL.
03 de junho de 2015
Depoimentos
Mapeamento do Estilo de Aprendizagem na Agroindústria de Carne Bovina em Goiás
A evolução das organizações trouxe ao mundo corporativo a necessidade de se aperfeiçoar. A competição gera a necessidade da empresa se conhecer, conhecimento que, por sua vez, só pode ser adquirido através do aprendizado. Formas didáticas de estudar a aprendizagem organizacional surgiram e uma delas é a ferramenta de apoio denominada Mapeamento do Estilo de Aprendizagem.
19 de outubro de 2010


© 2015 por Projeto SIENA 15 - criado com Wix.com
Tel 011-9. 7581.7116 - Email: projetosiena15@gmail.com