Estilos de Atuação
A teoria dos tipos psicológicos/estilos de atuação foi desenvolvida por Carl G. Jung (1875 – 1971), para explicar algumas das diferenças aparentes no comportamento das pessoas. Jung encontrou padrões previsíveis e diferenciados do comportamento normal, observando seus pacientes e também outras pessoas. A teoria analítica dos estilos de atuação reconhece a existência desses padrões, estilos ou tipos, e explica como eles atuam e se desenvolvem.
De acordo com essa teoria, as diferenças entre os indivíduos são causadas pelas diferentes maneiras com que as pessoas utilizam suas mentes, potencial e habilidades. A idéia central é que, quando a mente está ativa, as pessoas se envolvem com, pelo menos e necessariamente, duas dessas atividades, estilos descritos.
Todas as pessoas se utilizam, diariamente, desses quatro estilos essenciais para seu contato com o mundo exterior e harmonia com o mundo interior. Enfim, esses quatro estilos representam os comportamentos que os indivíduos podem apresentar no trabalho e na vida. A ênfase dada a um estilo em especial é baseada no grau em que um indivíduo escolhe um determinado estilo aos invés do outro. Conforme as pessoas vão praticando suas preferências, desenvolvem perspectivas e maneiras distintas de interagir com vida e com as pessoas.
As diferenças entre aquilo que as pessoas preferem, utilizam e desenvolvem, resultam em um diferencial fundamental entre elas. Os padrões previsíveis e classificáveis resultantes formam o que chamamos de tipo psicológico ou estilo de atuação característico de cada um.
Para agrupar os elementos de cada um dos estilos, Jung traçou um perfil típico que caracteiza cada estilo básico. Essas descrições pretendem servir como indicadores de uma abordagem individual de comunicação com o outro e com o mundo exterior. As principais funções do comportamento associadas a cada um dos estilos são as seguintes:
INTUIÇÃO.................. Conceituação, imaginação, pojeção, indução e criação.............INTUITIVOS
PENSAMENTO........ Análise, avaliação, distinção, organização, detalhes..................ANALÍTICOS
SENTIMENTO........... Empatia, compreensão, identificação com os outros................. SENSITIVOS
PERCEPÇÃO.............. Experimentação baseada na própria percepção pessoal......... EMPREENDEDORES
A maioria das pessoas tem um Estilo de comportamento dominante ou preferido, no qual tende a confiar a maior parte do tempo. Algumas delas tem um estilo dominante em condições normais e favoráveis e um estilo dominante completamente diferente em situações de “stress”, pressão ou em condições desfavoráveis.

© 2015 por Projeto SIENA 15 - criado com Wix.com
Tel 011-9. 7581.7116 - Email: projetosiena15@gmail.com